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Planejamento de Ciências de 6º ao 9º ano Antonio Carlos carneiro Barroso

Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 5ª
Ano
Unidade I
Bibliografia
Ciências Carlos Barros
Editora FTD
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
ECOLOGIA
- Condições para a vida.
- Ecossistemas.
- Cadeias alimentares.
- Pirâmides ecológicas de energia. Grau
de consumo de energia.
- Alterações naturais e artificiais
O SOLO E O MEIO AMBIENTE
- A crosta terrestre e os solos.
- Solo e agricultura.
- Poluição do solo e a saúde humana.
- Recursos naturais renováveis e não -
renováveis.
Identificar, pelos componentes, os tipos de solo.
- Citar a utilização das práticas agrícolas em situações
específicas como: adubação, drenagem, irrigação.
- Identificar os tipos de erosão que ocorrem em ambientes
requentados pelos alunos.
- Reconhecer as verminoses transmitidas pelo solo.
- Relacionar recursos naturais renováveis e não-renováveis em
materiais utilizados no dia-a-dia.
- Citar recursos que a natureza local oferece.
- Identificar a temperatura, a umidade e a vegetação em
ambientes próximos como: terrenos, praças, quintais e
bosques.
- Reconhecer cadeias alimentares existentes
- Construir cadeias alimentares.
- Reconhecer o papel dos produtores, consumidores e
decompositores nas cadeias alimentares.
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 5ª
Ano
Unidade II
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy bonjorno
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
A ÁGUA E O AMBIENTE
- Estados físicos da água.
- Mudanças de estados físicos da água
- Composição da água.
- Tipos de águia.
- Pressão da água.
- Flutuação dos corpos.
- Propriedades da água. Vasos
comunicantes.
Compreender a necessidade social de proteção das fontes de
água usadas pelas comunidades.
- Identificar a presença de estados físicos da água na natureza.
Sólido, líquido e gasoso.
- Relacionar as condições necessárias para que ocorra a
mudança de estados físicos da água.
- Pela composição, identificar as águas potáveis minerais e
poluídas.
- Compreender que a água exerce pressão sobre os corpos.
- Identificar, pela flutuação dos corpos a densidade da água.
- Descrever e fazer esquemas da característica dos vasos
comunicantes e citar algumas a aplicações na vida diária.
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 5ª
Ano
Unidade III
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy bonjorno
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
Purificação da água.
- Água poluída e água contaminada.
- Doenças relacionadas com a água.
O AR E O AMBIENTE
- A atmosfera.
- O ar exerce pressão.
Identificar as várias etapas do tratamento das águas.
- Diferenciar água poluída de água contaminada.
- Relacionar doenças transmitidas da água.
Manejar materiais caseiros a fim de realizar demonstração de
que o ar ocupa espaço e oferece resistência aos movimentos, tem
peso e exerce pressão.
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 5ª
Ano
Unidade IV
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy bonjorno
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
Composição do ar e a combustão.
- Doenças transmissíveis pelo ar.
- Ar comprimido e ar rarefeito.
- Ar, seres vivos e saúde humana
Interpretar e utilizar em programação de atividades como
passeios, plantio corretamente e previsão o tempo que é
anunciado nos jornais.
- Observar, por experimentação, a tendência de o ar se contrair,
quando resfriado, e se expandir, quando aquecido.
- Relacionar doenças transmitidas pelo ar.
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 6ª
Ano
Unidade I
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
A importância da biodiversidade
- Teoria celular
- A organização dos seres vivos
- Reprodução sexuada e assexuada
- A teoria da evolução
- Classificação dos seres vivos
Compreender a importância do estudo sobre a diversidade das
espécies.
- Reconhecer a célula como unidade da vida.
- Compreender como os seres vivos se reproduz.
- Conhecer a classificação dos seres vivos e seus reinos.
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios

Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 6ª
Ano
Unidade II
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
Classificação dos seres vivos
- A divisão dos reinos
- Vírus
- Reino Monera
- Protistas
- Fungos
- Poríferos e Celenterados
- Platelmintos e nematelmintos
-Anelideos
Conhecer a classificação dos seres vivos e seus reinos.
- Conhecer como os vírus são classificados e algumas viroses
provocadas pro ele.
- Conhecer a relação entre as bactérias e o solo.
- Conhecer os tipos de protozoários.
- Compreender como ocorre a formação dos fungos.
- Compreender a relação existente nos liquens e sua importância
para o meio ambiente.
- Compreender que as esponjas são seres vivos.
- Analisar como é o sistema de ataque e defesa dos celenterados.
- Analisar o ciclo reprodutivo dos platelmintos e nematelmintos.
- Conhecer as formas de combate desses parasitas.
- Analisar a importância das minhocas para o solo.
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 6ª
Ano
Unidade III
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
Moluscos e Equinodermos
- Artrópodes ( Insetos, aracnídeos e
crustáceos)
- Vertebrados:
- Os peixes
- Os anfíbios
- Répteis
- Aves
Identificar no meio ambiente os principais representantes dos
moluscos
- Conhecer a formação do corpo dos equinodermos
- Conhecer a vida dos insetos, crustáceos e aracnídeos.
- Conhecer os principais representantes dos artrópodes
- Conhecer os hábitos dos tubarões e outros peixes ósseos
- Compreender o fenômeno da reprodução dos anfíbios.
- Reconhecer a importância dos anfíbios
- Conhecer os grupos de répteis
- Diferenciar cobras peçonhentas e não – peçonhentas
- Compreender o mecanismo do vôo das aves.
- Conhecer o funcionamento do sistema nervoso, reprodutivo e
digestório das aves.
- Compreender o funcionamento dos sistemas respiratório,
nervoso e reprodutor.
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 6ª
Ano
Unidade IV
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
Plantas sem sementes.
- Plantas com sementes
- Flor, fruto e semente.
- Raiz, caule e folha.
- Fotossíntese, transpiração e
respiração.
- As relações ecológicas.
- As adaptações dos seres vivos
Identificar os tipos de plantas presentes no Planeta.
- Analisar o ciclo reprodutivo dessas plantas
- Identificar a formação das partes das plantas
- Identificar as partes da flor
- Conhecer a formação do fruto e da semente
- Conhecer os tipos de frutos
- Conhecer como ocorre o processo de fotossíntese, da respiração
e da transpiração.
- Relacionar o processo da respiração e da fotossíntese
- Relembrar o fenômeno da polinização
- Diferenciar fruto e fruta
- Conhecer e compreender as relações ecológicas dos seres vivos.
- Analisar as adaptações desenvolvidas pelos seres vivos para se
manter no meio ambiente.
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 7ª
Ano
Unidade II
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
O papel dos alimentos
- Vitaminas
- As fibras
- A importância da água e dos sais
minerais
- O metabolismo
- A pirâmide alimentar
- Os órgãos do sistema digestório
- A mastigação e a higiene bucal
- Respiração
Conhecer os papéis dos alimentos e vitaminas na
alimentação diária.
- Reconhecer a importância das funções dos alimentos na
construção do organismo.
- Analisar os nutrientes presentes nos alimentos e os
problemas causados pelo excesso ou falta.
- Conhecer a importância das fibras para a formação das
fezes.
- Reconhecer a importância da água e dos sais minerais.
- Compreender o funcionamento do metabolismo.
- Conhecer o caminho percorrido pelo alimento no sistema
digestório.
- Conhecer a ação das enzimas sobre os alimentos.
- Reconhecer a importância da mastigação e de uma boa
higiene bucal.
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 7ª
Ano
Unidade I
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
A organização dos seres vivos
- A célula
- Tipos de tecidos
- Função de reprodução, de
coordenação e nutrição.
- Sistema reprodutor
- Hereditariedade
Relembrar a organização dos seres vivos.
- Reconhecer a célula como unidade da vida.
- Conhecer os tipos de tecidos e suas particularidades.
- Compreender as funções de reprodução, coordenação e de
nutrição.
- Identificar o funcionamento dos órgãos reprodutores.
- Compreender as mudanças ocorridas no corpo de meninos
e meninas.
- Conhecer a importância da utilização dos métodos
contraceptivos.
- Analisar e conhecer as DSTs e como evita-las.
- Conhecer o processo da herança genética.
- Analisar a importância da engenharia genética e dos
transgênicos.
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 7ª
Ano
Unidade III
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
Circulação
- Sangue
- A excreção
- A pele
- Ossos e músculos
- Sistema nervoso
- Órgãos dos sentidos
Compreender o caminho percorrido pelo sangue no
sistema circulatório.
- Conhecer como é medida a pressão arterial.
- Conhecer os elementos que formam o sangue.
- Conhecer o sistema urinário e a produção de urina.
- Analisar os problemas ocorridos no sistema urinário.
- Conhecer que a pele é um órgão, e também, a sua
organização.
- Identificar o funcionamento das articulações e as partes do
esqueleto.
- Conhecer como ocorre o envio de mensagens ao sistema
nervoso e sua interpretação.
- Compreender o funcionamento das diversas áreas do
cérebro e sua importância para a manutenção da vida.
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 7ª
Ano
Unidade IV
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
Órgãos dos sentidos
- Glândulas endócrinas
Sistema reprodutor
- Hereditariedade
Reconhecer o funcionamento dos órgãos do sentido e sua
integração com sistema nervoso.
- Conhecer o funcionamento do sistema endócrino.
Conhecer o processo da herança genética.
- Analisar a importância da engenharia genética e dos
transgênicos.
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 8ª
Ano
Unidade I
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
1ª parte
�� Matéria e energia
�� Propriedades da matéria
�� Mudanças de estado
físico
�� Substância X mistura
2ª parte
�� Soluções
�� Separação de misturas
�� Modelos atômicos
Identificar as principais formas de energia utilizadas no cotidiano diferenciando
matéria de energia.
�� Conceituar as propriedades gerais e específicas da matéria
�� Reconhecer que as transformações envolvem troca de energia promovendo ou não
mudanças de estado físico.
�� Identificar as causas da mudança de estado físico da matéria.
�� Representar graficamente as mudanças de estados físicos no gráfico de
temperatura X tempo.
�� Diferenciar substância de mistura de modo geral e a partir do conceito de
temperatura de fusão, temperatura de ebulição e densidade.
�� Diferenciar substância de mistura usando o conceito de constituinte.
�� Reconhecer as substâncias simples e compostas a partir de modelos gráficos.
�� Reconhecer e classificar os tipos de misturas heterogêneas e homogêneas.
�� Compreender as soluções como um tipo especial de mistura.
�� Identificar os principais processos de separação de misturas
�� Compreender como são construídos os modelos em ciências
�� Identificar os modelos atômicos
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 8ª
Ano
Unidade II
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
Distribuição eletrônica
�� Número atômico e
número de massa
�� Íons , cátions e ânions
�� Isótopos, isóbaros e
isótonos
�� Massa atômica e massa
molecular
2ª parte
�� Tabela periódica e suas
propriedades.
�� Ligações químicas:
iônicas, colantes e
metálicas
Compreender o processo da distribuição eletrônica e a sua importância.
�� Entender o que são elementos químicos e os conceitos a eles ligados. (número
atômico e número de massa)
�� Reconhecer a diferença entre um átomo e um íon.
�� Compreender o que são isótopos, isóbaros e isótonos.
�� Consultar a tabela periódica para retirar dela informações como número atômico e
massa atômica
�� Reconhecer a regra do octeto e a estabilidade dos gases nobres.
�� Compreender o que é afinidade eletrônica para explicar como os elementos
combinam-se entre si através de ligações químicas.
�� Saber representar uma ligação através do esquema de Lewis.
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 8ª
Ano
Unidade III
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
Tipos de equações
químicas:
�� Análise,
�� síntese,
�� simples troca e
�� dupla troca.
�� Reações químicas:
Montagem e
balanceamento.
Identificar os principais tipos de reações (dupla troca, simples troca, síntese e
análise)
�� Saber montar uma reação de dupla troca ou simples troca.
�� Fazer o balanceamento de reações químicas.
�� Identificar as funções químicas inorgânicas e as suas principais característica
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 8ª
Ano
Unidade IV
Bibliografia
Ciências Carlos barros
Editora FTD
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
Funções químicas
�� Ácido
�� Base
�� Sal e
�� Óxido
Luz
Magnetismo
Eletricidade
Fazer o balanceamento de reações químicas.
�� Identificar as funções químicas inorgânicas e as suas principais características.
�� Utilizar a fórmula dos compostos para escrever a sua nomenclatura
Reconhecer as três leis de propagação da luz
�� Diferenciar espelhos planos dos esféricos.
�� Identificar as principais características de um imã.
�� Diferenciar eletricidade estática de eletricidade dinâmica
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios

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